O Dia Mundial do Meio Ambiente se aproxima, e com ele a oportunidade de semear nos pequenos o amor e o respeito pela natureza. Se você é professor do 3º ano do ensino fundamental e busca ideias criativas e impactantes para celebrar essa data, este artigo é para você! Abordaremos diversas atividades para a Semana do Meio Ambiente para o 3º ano, focando em propostas que estimulam a reflexão e a ação.
Sabemos que engajar crianças nessa temática é fundamental para construir um futuro mais sustentável. Por isso, preparamos sugestões de atividades lúdicas e educativas, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tornarão a Semana do Meio Ambiente um momento inesquecível em sua sala de aula. E o melhor: você terá acesso a planos de aula completos e materiais em PDF para baixar e imprimir gratuitamente, disponíveis na página Ello Educar.
Nossa missão é facilitar o seu trabalho, oferecendo ferramentas que inspirem a conscientização ambiental desde cedo. Prepare-se para uma semana repleta de descobertas, aprendizado e muita diversão com seus alunos, utilizando os recursos que o Blog Ello Educar oferece.
A importância do meio ambiente para crianças em processo de alfabetização
Explorar a temática do meio ambiente com crianças em fase de alfabetização transcende o aprendizado de conceitos ecológicos. É um convite à construção de valores, ao desenvolvimento da empatia e à compreensão da interconexão entre todos os seres vivos. Para os alunos do 3º ano, que estão consolidando a leitura e a escrita, o tema oferece um vasto universo de possibilidades para expandir o vocabulário, aprimorar a interpretação textual e expressar ideias de forma mais elaborada.
Ao apresentar a natureza como algo a ser cuidado e preservado, incentivamos a responsabilidade e o senso crítico. As crianças começam a perceber que suas ações têm impacto direto no mundo ao redor, e isso as empodera a se tornarem agentes de transformação. O contato com poemas, textos informativos e atividades práticas sobre o meio ambiente não apenas enriquece o repertório cultural, mas também estimula a curiosidade científica e o pensamento investigativo. Eles aprendem sobre o ciclo da água, a importância das plantas, o papel dos animais e a necessidade de reduzir o lixo, tudo de forma adaptada à sua realidade.
Essa abordagem multidisciplinar fortalece o processo de alfabetização, pois as crianças encontram um propósito real para a leitura e a escrita. Elas leem para aprender sobre a natureza, escrevem para expressar suas opiniões e produzem materiais para compartilhar informações sobre a preservação. O meio ambiente se torna, assim, um laboratório vivo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas essenciais para a formação de cidadãos conscientes e engajados.
Planejamento da Semana do Meio Ambiente no 3º ano do Ensino Fundamental
Organizar a Semana do Meio Ambiente requer planejamento e criatividade. Para os professores do 3º ano, o Blog Ello Educar oferece um recurso valioso: planos de aula detalhados e atividades em PDF prontas para uso. Esses materiais foram cuidadosamente elaborados para atender às habilidades da BNCC, garantindo um aprendizado significativo e divertido. Você pode acessar todos esses recursos gratuitos na página: Semana do Meio Ambiente: Atividades e Planos de Aula alinhados a BNCC.


A seguir, apresentamos uma tabela com sugestões de planos de aula e atividades, baseadas nos materiais do Ello Educar, que podem ser aplicadas durante a Semana do Meio Ambiente. Cada plano de aula possui um tema específico, objetivos claros e uma metodologia que guia o professor passo a passo, tornando a experiência de ensino-aprendizagem ainda mais enriquecedora.
Plano de Aula 1: Nosso planeta, nosso Lar
Este plano de aula aborda a compreensão da Terra como nosso planeta e lar, e a importância de cuidar e preservar a natureza.
Atividade | Objetivo | Habilidade BNCC | Materiais do Ello Educar |
---|---|---|---|
Leitura do poema “Meio Ambiente” de Liliane Monteiro. | Estimular a compreensão textual e a identificação de palavras-chave. | EF03CI04 – Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, onde vivem, como se reproduzem, como se deslocam) dos animais mais comuns no ambiente próximo e manejá-los adequadamente. | Poema “Meio Ambiente” impresso ou projetado (página 2 do PDF de atividades). |
Discussão em roda de conversa. | Promover a troca de ideias e a construção do conhecimento sobre a importância do meio ambiente. | EF03CI04 | Não se aplica (atividade oral). |
Atividade impressa “Interpretando…” (página 2 do PDF). | Verificar a compreensão do texto e a identificação da ideia central sobre a preservação do planeta. | EF03CI04 | Atividade impressa “Interpretando…” (página 2 do PDF de atividades). |
Plano de Aula 2: O que é Meio Ambiente?
Este plano de aula visa definir Meio Ambiente e identificar elementos vivos e não vivos que o compõem.
Atividade | Objetivo | Habilidade BNCC | Materiais do Ello Educar |
---|---|---|---|
Pergunta inicial: “O que vocês entendem por Meio Ambiente?”. | Sondar o conhecimento prévio dos alunos. | EF03CI06 – Identificar e discutir causas e consequências da poluição (da água, do solo e do ar) e apresentar propostas para a solução desses problemas. | Não se aplica (atividade oral). |
Leitura do texto “O QUE É MEIO AMBIENTE?” (página 3 do PDF). | Apresentar o conceito de Meio Ambiente e a interação entre seres vivos e não vivos. | EF03CI06 | Texto “O QUE É MEIO AMBIENTE?” impresso ou projetado (página 3 do PDF de atividades). |
Atividade impressa “RESPONDA” (página 3 do PDF). | Focar na definição de Meio Ambiente e na citação de exemplos de elementos vivos e não vivos. | EF03CI06 | Atividade impressa “RESPONDA” (página 3 do PDF de atividades). |
Plano de Aula 3: recursos naturais
Este plano de aula busca identificar os recursos naturais presentes na natureza.
Atividade | Objetivo | Habilidade BNCC | Materiais do Ello Educar |
---|---|---|---|
Exibição da imagem da página 4 do PDF. | Promover a discussão sobre os recursos naturais e sua importância para a vida. | EF03CI07 – Identificar as principais características da água e do ar, como a presença de gases e de partículas, e discutir a importância de sua preservação. | Imagem da página 4 do PDF (página 4 do PDF de atividades). |
Caça-palavras da página 4 do PDF. | Encontrar os recursos naturais listados. | EF03CI07 | Caça-palavras da página 4 do PDF (página 4 do PDF de atividades). |
Plano de Aula 4: Como posso ajudar o meio ambiente?
Este plano de aula foca na reflexão sobre ações individuais para preservar o meio ambiente e na listagem de dicas de como ajudar.
Atividade | Objetivo | Habilidade BNCC | Materiais do Ello Educar |
---|---|---|---|
Pergunta inicial: “O que você faz em casa para ajudar o meio ambiente?”. | Estimular a reflexão sobre ações individuais. | EF03GE07 – Identificar e descrever os diferentes usos dos recursos naturais (água, solo e ar) no cotidiano e propor ações para seu uso consciente. | Não se aplica (atividade oral). |
Leitura do texto “Como eu posso ajudar o meio ambiente?” (página 4 do PDF). | Discutir a importância das medidas individuais. | EF03GE07 | Texto “Como eu posso ajudar o meio ambiente?” impresso ou projetado (página 4 do PDF de atividades). |
Atividade para casa: listar dicas de como ajudar a preservar o meio ambiente com a família (página 4 do PDF). | Propor ações para preservar o meio ambiente. | EF03GE07 | Espaço para listar dicas na atividade impressa (página 4 do PDF de atividades). |
Plano de Aula 5: Cuidando da terra
Este plano de aula tem como objetivo interpretar texto poético sobre a preservação ambiental e desenvolver a compreensão leitora.
Atividade | Objetivo | Habilidade BNCC | Materiais do Ello Educar |
---|---|---|---|
Leitura expressiva do poema “Cuidando da Terra” de Leila Maria Grillo. | Promover uma discussão sobre as mensagens e a importância de cada ação mencionada. | EF03LP06 – Produzir textos sobre temas de interesse, utilizando vocabulário adequado, recursos de estilo e de coesão textual, e considerando o gênero, o suporte e o contexto de circulação. | Poema “Cuidando da Terra” impresso ou projetado (página 5 do PDF de atividades). |
Atividade “INTERPRETAÇÃO TEXTUAL” (página 6 do PDF). | Verificar a compreensão do poema e a capacidade de identificar informações explícitas e implícitas. | EF03LP06 | Atividade impressa “INTERPRETAÇÃO TEXTUAL” (página 6 do PDF de atividades). |
Plano de Aula 6: Reciclagem e Separação do Lixo
Este plano de aula busca compreender o que é reciclagem e a importância da separação do lixo por tipo de material.
Atividade | Objetivo | Habilidade BNCC | Materiais do Ello Educar |
---|---|---|---|
Leitura do texto “RECICLAGEM” (página 7 do PDF). | Explicar o conceito de materiais orgânicos e inorgânicos com exemplos do dia a dia. | EF03CI06 – Identificar e discutir causas e consequências da poluição (da água, do solo e do ar) e apresentar propostas para a solução desses problemas. | Texto “RECICLAGEM” impresso ou projetado (página 7 do PDF de atividades). |
Caça-palavras da página 7 do PDF. | Encontrar as palavras destacadas no texto. | EF03CI06 | Caça-palavras (página 7 do PDF de atividades). |
Atividade “Gustavo está separando o lixo” (página 6 do PDF). | Verificar a compreensão do conceito de reciclagem e a capacidade de identificar os diferentes tipos de materiais e suas respectivas cores de lixeiras. | EF03CI06 | Atividade “Gustavo está separando o lixo” (página 6 do PDF de atividades). |
Plano de Aula 7: Classificando resíduos recicláveis
Este plano de aula visa classificar diferentes tipos de lixo em suas categorias de reciclagem (metal, papel, plástico, vidro).
Atividade | Objetivo | Habilidade BNCC | Materiais do Ello Educar |
---|---|---|---|
Atividade “MIGUEL REUNIU ALGUNS LIXOS RECICLÁVEIS” (página 8 do PDF). | Analisar a capacidade dos alunos em classificar corretamente os resíduos recicláveis. | EF03CI06 – Identificar e discutir causas e consequências da poluição (da água, do solo e do ar) e apresentar propostas para a solução desses problemas. | Atividade impressa “MIGUEL REUNIU ALGUNS LIXOS RECICLÁVEIS” (página 8 do PDF de atividades). |
Plano de Aula 8: O lixo e suas atitudes
Este plano de aula busca compreender a produção de lixo pelas atividades humanas e identificar atitudes para controlar sua quantidade.
Atividade | Objetivo | Habilidade BNCC | Materiais do Ello Educar |
---|---|---|---|
Leitura do texto “LIXO” (página 9 do PDF). | Explicar sobre a produção de resíduos e o aumento do lixo. | EF03GE07 – Identificar e descrever os diferentes usos dos recursos naturais (água, solo e ar) no cotidiano e propor ações para seu uso consciente. | Texto “LIXO” impresso ou projetado (página 9 do PDF de atividades). |
Atividade “Elimine as letras K-W-Y” (página 9 do PDF). | Encontrar as três atitudes para controlar o lixo. | EF03GE07 | Atividade impressa (página 9 do PDF de atividades). |
Plano de Aula 9: Materiais recicláveis e o lixo orgânico
Este plano de aula visa relacionar materiais com suas categorias de reciclagem e identificar o lixo orgânico.
Atividade | Objetivo | Habilidade BNCC | Materiais do Ello Educar |
---|---|---|---|
Atividade da página 10 do PDF. | Relacionar a segunda coluna (exemplos de materiais) com a primeira (categorias de lixo). | EF03CI06 – Identificar e discutir causas e consequências da poluição (da água, do solo e do ar) e apresentar propostas para a solução desses problemas. | Atividade impressa (página 10 do PDF de atividades). |
Plano de Aula 10: Lixo… Só no Lixo! – Sequência e Produção de Texto
Este plano de aula tem como objetivo organizar cenas em sequência lógica e produzir um texto narrativo sobre o descarte correto do lixo.
Atividade | Objetivo | Habilidade BNCC | Materiais do Ello Educar |
---|---|---|---|
Atividade “LIXO… SÓ NO LIXO!” (página 11 do PDF). | Organizar a sequência de fatos e produzir um texto coerente e coeso, utilizando vocabulário adequado ao tema. | EF03LP06 – Produzir textos sobre temas de interesse, utilizando vocabulário adequado, recursos de estilo e de coesão textual, e considerando o gênero, o suporte e o contexto de circulação. | Atividade impressa “LIXO… SÓ NO LIXO!” (página 11 do PDF de atividades). |
Dicas adicionais para a Semana do Meio Ambiente
Além dos planos de aula, algumas dicas podem enriquecer ainda mais a Semana do Meio Ambiente com seus alunos do 3º ano. Considere a possibilidade de realizar saídas de campo, mesmo que seja no pátio da escola, para observar a natureza de perto. Proponha a criação de um “cantinho verde” na sala de aula, onde as crianças possam plantar sementes e acompanhar o crescimento de uma plantinha. Isso proporciona um aprendizado prático e a valorização da vida vegetal.
Outra ideia é convidar palestrantes que trabalhem com temas ambientais, como agrônomos, biólogos ou representantes de organizações não governamentais. Eles podem compartilhar suas experiências e conhecimentos de forma acessível e inspiradora para as crianças. Também estimule a produção de cartazes, desenhos e pequenas peças teatrais sobre o tema, incentivando a expressão artística e a criatividade.
Incentivar o consumo consciente é um pilar importante da educação ambiental. Discuta com os alunos a importância de economizar água e energia, de reutilizar materiais e de repensar o que realmente precisam comprar. Promover campanhas de coleta seletiva na escola, mesmo que em pequena escala, ajuda a concretizar o aprendizado sobre reciclagem. Lembre-se, pequenas ações diárias podem gerar grandes transformações. A semana do meio ambiente é um período de conscientização, mas o trabalho de educação ambiental deve ser contínuo e integrado ao currículo escolar.
Conclusão: multiplicando saberes para um futuro sustentável
Chegamos ao final de um percurso recheado de ideias e recursos para tornar a Semana do Meio Ambiente um marco significativo em sua sala de aula do 3º ano do ensino fundamental. Este artigo apresentou diversas atividades para a Semana do Meio Ambiente para o 3º ano, fornecendo planos de aula detalhados e materiais prontos para uso, todos disponíveis gratuitamente no Blog Ello Educar. Esperamos que as sugestões de atividades, alinhadas à BNCC e com foco na educação ambiental, impulsionem seus alunos a se tornarem cidadãos mais conscientes e engajados na preservação do nosso planeta.
Acreditamos que a educação é a semente mais poderosa para germinar um futuro mais verde e sustentável. Ao explorar a temática do meio ambiente com criatividade e intencionalidade, você não apenas ensina conceitos, mas também inspira valores e atitudes transformadoras. Agradecemos a você, professor, por ser um agente de mudança e por dedicar seu tempo e energia à formação de uma nova geração.
Agora, queremos ouvir você! Compartilhe suas ideias, dúvidas ou experiências nos comentários abaixo. Sua contribuição é muito valiosa para a nossa comunidade de educadores. Se você gostou deste artigo e acredita que ele pode ajudar outros colegas, compartilhe-o em suas redes sociais. Juntos, podemos multiplicar saberes e construir um futuro mais harmonioso com a natureza.
1 Comment
[…] práticas e momentos de discussão. Por exemplo, a Aula 1 propõe uma explanação sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente e a Semana Nacional do Meio Ambiente, com foco no tema d a poluição plástica. Em seguida, os alunos respondem individualmente a […]