More results...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Atividades para a Semana do Meio Ambiente para o 3º ano do Ensino Fundamental

O Dia Mundial do Meio Ambiente se aproxima, e com ele a oportunidade de semear nos pequenos o amor e o respeito pela natureza. Se você é professor do 3º ano do ensino fundamental e busca ideias criativas e impactantes para celebrar essa data, este artigo é para você! Abordaremos diversas atividades para a Semana do Meio Ambiente para o 3º ano, focando em propostas que estimulam a reflexão e a ação.

Sabemos que engajar crianças nessa temática é fundamental para construir um futuro mais sustentável. Por isso, preparamos sugestões de atividades lúdicas e educativas, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tornarão a Semana do Meio Ambiente um momento inesquecível em sua sala de aula. E o melhor: você terá acesso a planos de aula completos e materiais em PDF para baixar e imprimir gratuitamente, disponíveis na página Ello Educar.

Nossa missão é facilitar o seu trabalho, oferecendo ferramentas que inspirem a conscientização ambiental desde cedo. Prepare-se para uma semana repleta de descobertas, aprendizado e muita diversão com seus alunos, utilizando os recursos que o Blog Ello Educar oferece.

A importância do meio ambiente para crianças em processo de alfabetização

Explorar a temática do meio ambiente com crianças em fase de alfabetização transcende o aprendizado de conceitos ecológicos. É um convite à construção de valores, ao desenvolvimento da empatia e à compreensão da interconexão entre todos os seres vivos. Para os alunos do 3º ano, que estão consolidando a leitura e a escrita, o tema oferece um vasto universo de possibilidades para expandir o vocabulário, aprimorar a interpretação textual e expressar ideias de forma mais elaborada.

Ao apresentar a natureza como algo a ser cuidado e preservado, incentivamos a responsabilidade e o senso crítico. As crianças começam a perceber que suas ações têm impacto direto no mundo ao redor, e isso as empodera a se tornarem agentes de transformação. O contato com poemas, textos informativos e atividades práticas sobre o meio ambiente não apenas enriquece o repertório cultural, mas também estimula a curiosidade científica e o pensamento investigativo. Eles aprendem sobre o ciclo da água, a importância das plantas, o papel dos animais e a necessidade de reduzir o lixo, tudo de forma adaptada à sua realidade.

Essa abordagem multidisciplinar fortalece o processo de alfabetização, pois as crianças encontram um propósito real para a leitura e a escrita. Elas leem para aprender sobre a natureza, escrevem para expressar suas opiniões e produzem materiais para compartilhar informações sobre a preservação. O meio ambiente se torna, assim, um laboratório vivo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas essenciais para a formação de cidadãos conscientes e engajados.

Planejamento da Semana do Meio Ambiente no 3º ano do Ensino Fundamental

Organizar a Semana do Meio Ambiente requer planejamento e criatividade. Para os professores do 3º ano, o Blog Ello Educar oferece um recurso valioso: planos de aula detalhados e atividades em PDF prontas para uso. Esses materiais foram cuidadosamente elaborados para atender às habilidades da BNCC, garantindo um aprendizado significativo e divertido. Você pode acessar todos esses recursos gratuitos na página: Semana do Meio Ambiente: Atividades e Planos de Aula alinhados a BNCC.

Planos de Aula - 3º ano do Ensino Fundamental
10 Planos de aula para a Semana do Meio Ambiente – 3º ano.
ATIVIDADES-PARA-A-SEMANA-DO-MEIO-AMBIENTE-3-ano
Livro de atividades para a Semana do Meio Ambiente – 3º ano.

A seguir, apresentamos uma tabela com sugestões de planos de aula e atividades, baseadas nos materiais do Ello Educar, que podem ser aplicadas durante a Semana do Meio Ambiente. Cada plano de aula possui um tema específico, objetivos claros e uma metodologia que guia o professor passo a passo, tornando a experiência de ensino-aprendizagem ainda mais enriquecedora.

Plano de Aula 1: Nosso planeta, nosso Lar

Este plano de aula aborda a compreensão da Terra como nosso planeta e lar, e a importância de cuidar e preservar a natureza.

AtividadeObjetivoHabilidade BNCCMateriais do Ello Educar
Leitura do poema “Meio Ambiente” de Liliane Monteiro. Estimular a compreensão textual e a identificação de palavras-chave. EF03CI04 – Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, onde vivem, como se reproduzem, como se deslocam) dos animais mais comuns no ambiente próximo e manejá-los adequadamente. Poema “Meio Ambiente” impresso ou projetado (página 2 do PDF de atividades).
Discussão em roda de conversa. Promover a troca de ideias e a construção do conhecimento sobre a importância do meio ambiente. EF03CI04 Não se aplica (atividade oral).
Atividade impressa “Interpretando…” (página 2 do PDF). Verificar a compreensão do texto e a identificação da ideia central sobre a preservação do planeta. EF03CI04 Atividade impressa “Interpretando…” (página 2 do PDF de atividades).

Plano de Aula 2: O que é Meio Ambiente?

Este plano de aula visa definir Meio Ambiente e identificar elementos vivos e não vivos que o compõem.

AtividadeObjetivoHabilidade BNCCMateriais do Ello Educar
Pergunta inicial: “O que vocês entendem por Meio Ambiente?”. Sondar o conhecimento prévio dos alunos.EF03CI06 – Identificar e discutir causas e consequências da poluição (da água, do solo e do ar) e apresentar propostas para a solução desses problemas. Não se aplica (atividade oral).
Leitura do texto “O QUE É MEIO AMBIENTE?” (página 3 do PDF). Apresentar o conceito de Meio Ambiente e a interação entre seres vivos e não vivos. EF03CI06 Texto “O QUE É MEIO AMBIENTE?” impresso ou projetado (página 3 do PDF de atividades).
Atividade impressa “RESPONDA” (página 3 do PDF). Focar na definição de Meio Ambiente e na citação de exemplos de elementos vivos e não vivos. EF03CI06 Atividade impressa “RESPONDA” (página 3 do PDF de atividades).

Plano de Aula 3: recursos naturais

Este plano de aula busca identificar os recursos naturais presentes na natureza.

AtividadeObjetivoHabilidade BNCCMateriais do Ello Educar
Exibição da imagem da página 4 do PDF. Promover a discussão sobre os recursos naturais e sua importância para a vida. EF03CI07 – Identificar as principais características da água e do ar, como a presença de gases e de partículas, e discutir a importância de sua preservação. Imagem da página 4 do PDF (página 4 do PDF de atividades).
Caça-palavras da página 4 do PDF. Encontrar os recursos naturais listados. EF03CI07 Caça-palavras da página 4 do PDF (página 4 do PDF de atividades).

Plano de Aula 4: Como posso ajudar o meio ambiente?

Este plano de aula foca na reflexão sobre ações individuais para preservar o meio ambiente e na listagem de dicas de como ajudar.

AtividadeObjetivoHabilidade BNCCMateriais do Ello Educar
Pergunta inicial: “O que você faz em casa para ajudar o meio ambiente?”. Estimular a reflexão sobre ações individuais.EF03GE07 – Identificar e descrever os diferentes usos dos recursos naturais (água, solo e ar) no cotidiano e propor ações para seu uso consciente. Não se aplica (atividade oral).
Leitura do texto “Como eu posso ajudar o meio ambiente?” (página 4 do PDF). Discutir a importância das medidas individuais. EF03GE07 Texto “Como eu posso ajudar o meio ambiente?” impresso ou projetado (página 4 do PDF de atividades).
Atividade para casa: listar dicas de como ajudar a preservar o meio ambiente com a família (página 4 do PDF). Propor ações para preservar o meio ambiente. EF03GE07 Espaço para listar dicas na atividade impressa (página 4 do PDF de atividades).

Plano de Aula 5: Cuidando da terra

Este plano de aula tem como objetivo interpretar texto poético sobre a preservação ambiental e desenvolver a compreensão leitora.

AtividadeObjetivoHabilidade BNCCMateriais do Ello Educar
Leitura expressiva do poema “Cuidando da Terra” de Leila Maria Grillo. Promover uma discussão sobre as mensagens e a importância de cada ação mencionada. EF03LP06 – Produzir textos sobre temas de interesse, utilizando vocabulário adequado, recursos de estilo e de coesão textual, e considerando o gênero, o suporte e o contexto de circulação. Poema “Cuidando da Terra” impresso ou projetado (página 5 do PDF de atividades).
Atividade “INTERPRETAÇÃO TEXTUAL” (página 6 do PDF). Verificar a compreensão do poema e a capacidade de identificar informações explícitas e implícitas. EF03LP06 Atividade impressa “INTERPRETAÇÃO TEXTUAL” (página 6 do PDF de atividades).

Plano de Aula 6: Reciclagem e Separação do Lixo

Este plano de aula busca compreender o que é reciclagem e a importância da separação do lixo por tipo de material.

AtividadeObjetivoHabilidade BNCCMateriais do Ello Educar
Leitura do texto “RECICLAGEM” (página 7 do PDF). Explicar o conceito de materiais orgânicos e inorgânicos com exemplos do dia a dia. EF03CI06 – Identificar e discutir causas e consequências da poluição (da água, do solo e do ar) e apresentar propostas para a solução desses problemas. Texto “RECICLAGEM” impresso ou projetado (página 7 do PDF de atividades).
Caça-palavras da página 7 do PDF. Encontrar as palavras destacadas no texto. EF03CI06 Caça-palavras (página 7 do PDF de atividades).
Atividade “Gustavo está separando o lixo” (página 6 do PDF). Verificar a compreensão do conceito de reciclagem e a capacidade de identificar os diferentes tipos de materiais e suas respectivas cores de lixeiras. EF03CI06 Atividade “Gustavo está separando o lixo” (página 6 do PDF de atividades).

Plano de Aula 7: Classificando resíduos recicláveis

Este plano de aula visa classificar diferentes tipos de lixo em suas categorias de reciclagem (metal, papel, plástico, vidro).

AtividadeObjetivoHabilidade BNCCMateriais do Ello Educar
Atividade “MIGUEL REUNIU ALGUNS LIXOS RECICLÁVEIS” (página 8 do PDF). Analisar a capacidade dos alunos em classificar corretamente os resíduos recicláveis. EF03CI06 – Identificar e discutir causas e consequências da poluição (da água, do solo e do ar) e apresentar propostas para a solução desses problemas. Atividade impressa “MIGUEL REUNIU ALGUNS LIXOS RECICLÁVEIS” (página 8 do PDF de atividades).

Plano de Aula 8: O lixo e suas atitudes

Este plano de aula busca compreender a produção de lixo pelas atividades humanas e identificar atitudes para controlar sua quantidade.

AtividadeObjetivoHabilidade BNCCMateriais do Ello Educar
Leitura do texto “LIXO” (página 9 do PDF). Explicar sobre a produção de resíduos e o aumento do lixo. EF03GE07 – Identificar e descrever os diferentes usos dos recursos naturais (água, solo e ar) no cotidiano e propor ações para seu uso consciente. Texto “LIXO” impresso ou projetado (página 9 do PDF de atividades).
Atividade “Elimine as letras K-W-Y” (página 9 do PDF). Encontrar as três atitudes para controlar o lixo. EF03GE07 Atividade impressa (página 9 do PDF de atividades).

Plano de Aula 9: Materiais recicláveis e o lixo orgânico

Este plano de aula visa relacionar materiais com suas categorias de reciclagem e identificar o lixo orgânico.

AtividadeObjetivoHabilidade BNCCMateriais do Ello Educar
Atividade da página 10 do PDF. Relacionar a segunda coluna (exemplos de materiais) com a primeira (categorias de lixo). EF03CI06 – Identificar e discutir causas e consequências da poluição (da água, do solo e do ar) e apresentar propostas para a solução desses problemas. Atividade impressa (página 10 do PDF de atividades).

Plano de Aula 10: Lixo… Só no Lixo! – Sequência e Produção de Texto

Este plano de aula tem como objetivo organizar cenas em sequência lógica e produzir um texto narrativo sobre o descarte correto do lixo.

AtividadeObjetivoHabilidade BNCCMateriais do Ello Educar
Atividade “LIXO… SÓ NO LIXO!” (página 11 do PDF). Organizar a sequência de fatos e produzir um texto coerente e coeso, utilizando vocabulário adequado ao tema. EF03LP06 – Produzir textos sobre temas de interesse, utilizando vocabulário adequado, recursos de estilo e de coesão textual, e considerando o gênero, o suporte e o contexto de circulação. Atividade impressa “LIXO… SÓ NO LIXO!” (página 11 do PDF de atividades).

Dicas adicionais para a Semana do Meio Ambiente

Além dos planos de aula, algumas dicas podem enriquecer ainda mais a Semana do Meio Ambiente com seus alunos do 3º ano. Considere a possibilidade de realizar saídas de campo, mesmo que seja no pátio da escola, para observar a natureza de perto. Proponha a criação de um “cantinho verde” na sala de aula, onde as crianças possam plantar sementes e acompanhar o crescimento de uma plantinha. Isso proporciona um aprendizado prático e a valorização da vida vegetal.

Outra ideia é convidar palestrantes que trabalhem com temas ambientais, como agrônomos, biólogos ou representantes de organizações não governamentais. Eles podem compartilhar suas experiências e conhecimentos de forma acessível e inspiradora para as crianças. Também estimule a produção de cartazes, desenhos e pequenas peças teatrais sobre o tema, incentivando a expressão artística e a criatividade.

Incentivar o consumo consciente é um pilar importante da educação ambiental. Discuta com os alunos a importância de economizar água e energia, de reutilizar materiais e de repensar o que realmente precisam comprar. Promover campanhas de coleta seletiva na escola, mesmo que em pequena escala, ajuda a concretizar o aprendizado sobre reciclagem. Lembre-se, pequenas ações diárias podem gerar grandes transformações. A semana do meio ambiente é um período de conscientização, mas o trabalho de educação ambiental deve ser contínuo e integrado ao currículo escolar.

Conclusão: multiplicando saberes para um futuro sustentável

Chegamos ao final de um percurso recheado de ideias e recursos para tornar a Semana do Meio Ambiente um marco significativo em sua sala de aula do 3º ano do ensino fundamental. Este artigo apresentou diversas atividades para a Semana do Meio Ambiente para o 3º ano, fornecendo planos de aula detalhados e materiais prontos para uso, todos disponíveis gratuitamente no Blog Ello Educar. Esperamos que as sugestões de atividades, alinhadas à BNCC e com foco na educação ambiental, impulsionem seus alunos a se tornarem cidadãos mais conscientes e engajados na preservação do nosso planeta.

Acreditamos que a educação é a semente mais poderosa para germinar um futuro mais verde e sustentável. Ao explorar a temática do meio ambiente com criatividade e intencionalidade, você não apenas ensina conceitos, mas também inspira valores e atitudes transformadoras. Agradecemos a você, professor, por ser um agente de mudança e por dedicar seu tempo e energia à formação de uma nova geração.

Agora, queremos ouvir você! Compartilhe suas ideias, dúvidas ou experiências nos comentários abaixo. Sua contribuição é muito valiosa para a nossa comunidade de educadores. Se você gostou deste artigo e acredita que ele pode ajudar outros colegas, compartilhe-o em suas redes sociais. Juntos, podemos multiplicar saberes e construir um futuro mais harmonioso com a natureza.

1 Comment

Deixe seu comentário e nos ajude a oferecer conteúdos melhores!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

atividades juninas de matemática 2° ano
Atividades Juninas de Matemática para 2º Ano: Baixe Grátis no Blog Ello Educar
Leia mais
atividades juninas de matemática - 5° ano
Atividades Juninas de Matemática para 5° ano: baixe grátis e transforme sua aula
Leia mais
atividades juninas de matemática - 4° ano
Atividades juninas de Matemática para o 4º ano: baixe grátis e engaje seus alunos!
Leia mais
atividades juninas de matemática- 3° ano
Atividades juninas de Matemática para 3° ano: baixe grátis no Blog Ello Educar
Leia mais
1 2 3 10

Categorias

Conectando saberes. Transformando futuros.

Contato

Siga-nos

Conectando saberes. Transformando futuros.

Contato

Copyright © 2025 ELLO EDUCAR - Todos os direitos reservados.