A saúde mental na infância é um tema fundamental que exige nossa atenção e cuidado. Professores e famílias desempenham um papel crucial ao criar um ambiente seguro onde as crianças se sintam à vontade para falar sobre seus sentimentos. É nesse contexto que o Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, ganha uma relevância ainda maior, pois nos convida a discutir a saúde emocional de forma aberta e acolhedora, começando na escola.
Por isso, o Blog Ello Educar criou a apostila de atividades sobre o Setembro Amarelo 3° ano, um material completo e gratuito para você baixar. Pensamos em cada detalhe para ajudar você, professor, a abordar este assunto de uma forma lúdica e sensível, perfeita para a sala de aula.
Ao longo deste artigo, apresentamos a apostila, suas atividades e, claro, mostramos como você pode baixá-la em PDF para imprimir com alta qualidade.
O que você encontrará na apostila de atividades do Setembro Amarelo?
Esta apostila é um recurso cuidadosamente elaborado para ajudar crianças do 3º ano a entenderem e expressarem suas emoções. Ela foi pensada para trabalhar a saúde mental infantil, a empatia e a amizade de uma maneira leve e acolhedora. A linguagem é acessível, evitando termos complexos, e a abordagem incentiva o diálogo e a reflexão.
As atividades sobre o Setembro Amarelo para crianças promovem um espaço seguro para que os pequenos explorem seus sentimentos. O material inclui exercícios que estimulam a reflexão, a expressão de emoções e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais essenciais. As crianças aprendem a nomear sentimentos, a reconhecer emoções nos colegas e a praticar a empatia. Trabalhar as emoções com as crianças desde cedo traz inúmeros benefícios, como maior autoconhecimento, melhor relacionamento com os outros e a capacidade de lidar com frustrações de forma mais saudável. São ferramentas importantes para a vida.
Tipos de atividades para o Setembro Amarelo que tem na apostila
As atividades são variadas e foram pensadas para tornar o aprendizado divertido. Você encontrará desenhos para colorir, cruzadinhas, caça-palavras e exercícios de escrita que tornam a aula mais interativa. Cada tipo de atividade desenvolve habilidades específicas, veja só:
Página 2: Desenhar ou escrever o que faria por um amigo triste.

- Tipo: Desenho/Escrita/Autorreflexão.
- Conteúdo: Empatia e ações de apoio.
- Competência BNCC: Competência Geral 9 – Empatia e Cooperação.
- Habilidades BNCC:
- (EF03HI09) Mapear espaços de vivência (casa, escola e vizinhança) e identificar os sentimentos e as emoções que eles promovem, em relação a si e aos outros.
- (EF35LP04) Inferir informações implícitas e explícitas a partir do texto, para entender a intenção e os sentimentos do autor e do personagem.
Página 3: Pintar atitudes positivas, escrever palavras que causam emoções e encontrar palavras em um diagrama.

- Tipo: Classificação/Escrita/Caça-Palavras.
- Conteúdo: Habilidades sociais, Vocabulário emocional e valores (Amor, respeito, alegria, amizade).
- Competência BNCC: Competência Geral 6 – Trabalho e Projeto de Vida.
- Habilidades BNCC:
- (EF03LP20) Identificar, em textos, palavras ou expressões que expressam sentimentos e opiniões de forma explícita.
- (EF03LP06) Identificar a ideia principal do texto e relacionar-se com ele de forma crítica.
Página 4: Completar frases, encontrar palavras em um diagrama e assinalar boas ações.

- Tipo: Preenchimento/Caça-Palavras/Classificação.
- Conteúdo: Sentimentos (amizade, ajuda, amor, respeito, compaixão, esperança) e Habilidades sociais.
- Competência BNCC: Competência Geral 10 – Responsabilidade e Cidadania.
- Habilidades BNCC:
- (EF03LP08) Inferir o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto.
- (EF03LP20) Identificar, em textos, palavras ou expressões que expressam sentimentos e opiniões de forma explícita.
Página 5: Pintar nuvens com “bons sentimentos,” completar uma cruzadinha e marcar sentimentos “ruins.”

- Tipo: Classificação/Cruzadinha.
- Conteúdo: Classificação de sentimentos, vocabulário emocional e valores.
- Competência BNCC: Competência Geral 8 – Autoconhecimento e Autocuidado.
- Habilidades BNCC:
- (EF03LP06) Inferir o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto.
- (EF03LP20) Identificar, em textos, palavras ou expressões que expressam sentimentos e opiniões de forma explícita.
Página 6: Escrever o que fazer para ajudar em diferentes cenas.

- Tipo: Escrita/Análise de Cena.
- Conteúdo: Empatia e ações de ajuda.
- Competência BNCC: Competência Geral 9 – Empatia e Cooperação.
- Habilidades BNCC:
- (EF03HI09) Mapear espaços de vivência (casa, escola e vizinhança) e identificar os sentimentos e as emoções que eles promovem, em relação a si e aos outros.
- (EF03LP20) Identificar, em textos, palavras ou expressões que expressam sentimentos e opiniões de forma explícita.
Página 7: Escrever o nome dos sentimentos sob as imagens.

- Tipo: Reconhecimento/Escrita.
- Conteúdo: Vocabulário emocional (feliz, triste, bravo, etc.).
- Competência BNCC: Competência Geral 8 – Autoconhecimento e Autocuidado.
- Habilidades BNCC:
- (EF03LP20) Identificar, em textos, palavras ou expressões que expressam sentimentos e opiniões de forma explícita.
- (EF03LP06) Inferir o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto.
Página 8: Separar sentimentos positivos e negativos em um quadro.

- Tipo: Classificação de palavras.
- Conteúdo: Classificação de Sentimentos (positivos x negativos).
- Competência BNCC: Competência Geral 8 – Autoconhecimento e Autocuidado.
- Habilidades BNCC:
- (EF03LP20) Identificar, em textos, palavras ou expressões que expressam sentimentos e opiniões de forma explícita.
- (EF03LP06) Inferir o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto.
Página 9: Ligar imagens a sentimentos e escrever o que causa emoções.

- Tipo: Associação/Escrita/Autorreflexão.
- Conteúdo: Reconhecimento de sentimentos, autoconhecimento e causas emocionais.
- Competência BNCC: Competência Geral 8 – Autoconhecimento e Autocuidado.
- Habilidades BNCC:
- (EF03LP20) Identificar, em textos, palavras ou expressões que expressam sentimentos e opiniões de forma explícita.
- (EF03LP06) Inferir o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto.
Página 10: Responder perguntas sobre quando se sente diferentes emoções.

- Tipo: Autorreflexão/Escrita.
- Conteúdo: Autoconhecimento e contexto emocional.
- Competência BNCC: Competência Geral 8 – Autoconhecimento e Autocuidado.
- Habilidades BNCC:
- (EF03LP20) Identificar, em textos, palavras ou expressões que expressam sentimentos e opiniões de forma explícita.
- (EF03LP06) Inferir o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto.
Página 11: Preencher corações com palavras de gentileza e associar emoções a descrições corporais.

- Tipo: Autorregulação/Associação/Autorreflexão.
- Conteúdo: Autocuidado, autoconsciência emocional e regulação.
- Competência BNCC: Competência Geral 8 – Autoconhecimento e Autocuidado.
- Habilidades BNCC:
- (EF03LP20) Identificar, em textos, palavras ou expressões que expressam sentimentos e opiniões de forma explícita.
- (EF03LP06) Inferir o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto.
Página 12: Procurar sentimentos em um caça-palavras e descrever o que ajuda com emoções difíceis.

- Tipo: Caça-Palavras/Desenho/Escrita.
- Conteúdo: Vocabulário emocional e estratégias de enfrentamento.
- Competência BNCC: Competência Geral 8 – Autoconhecimento e Autocuidado.
- Habilidades BNCC:
- (EF03LP20) Identificar, em textos, palavras ou expressões que expressam sentimentos e opiniões de forma explícita.
- (EF03LP06) Inferir o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto.
Página 13: Recortar e colar figuras no local apropriado para responder a “Como você se sentiria se…”.


- Tipo: Recorte/Colagem/Associação.
- Conteúdo: Compreensão emocional de situações sociais.
- Competência BNCC: Competência Geral 9 – Empatia e Cooperação.
- Habilidades BNCC:
- (EF03LP20) Identificar, em textos, palavras ou expressões que expressam sentimentos e opiniões de forma explícita.
- (EF03LP06) Inferir o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto.
Como as atividades sobre o Setembro Amarelo são desenvolvidas
A apostila de atividades sobre o Setembro Amarelo foi pensada para tornar o aprendizado mais divertido e significativo. A pedagoga e psicopedagoga Lídia Maria Sousa de Lima desenvolveu todo o material, com o objetivo de criar uma experiência de aprendizado lúdica e interativa, onde as crianças aprendem brincando.
A linguagem é simples e adequada para a faixa etária do 3º ano, o que facilita a compreensão. Ao usar esses recursos, você ajuda os seus alunos a desenvolverem habilidades socioemocionais cruciais para a vida, como a capacidade de expressar o que sentem, de reconhecer emoções nos outros e de construir relacionamentos saudáveis.
Como utilizar as atividades
Você pode aplicar essas atividades sobre o Setembro Amarelo de diversas formas em sua sala de aula. Uma dica é começar a aula com uma roda de conversa, criando um ambiente acolhedor e seguro onde todos se sintam à vontade para falar. Use o material em momentos de reflexão, durante uma aula de artes ou até mesmo como uma atividade complementar.
Adapte o material para a realidade da sua turma. Se o seu objetivo é focar em um sentimento específico, selecione as páginas que trabalham mais esse tema. A principal função do professor é ser um mediador, um facilitador do diálogo, incentivando a comunicação e a expressão. Sinta-se à vontade para ser criativo e usar as atividades de acordo com as necessidades de seus alunos, transformando a educação socioemocional em uma jornada de descobertas e aprendizados.
Você também vai gostar:
- Atividades sobre o Setembro Amarelo para crianças: 1º e 2º ano – Download grátis em PDF
- Atividades do Setembro Amarelo para Alfabetização: Livro Gratuito com 20 Páginas Lúdicas
- Desenhos do Setembro Amarelo para colorir: Atividades grátis para conscientização na escola e em casa
- Atividades sobre Setembro Amarelo para 4° ano: cuide das emoções com empatia
- Atividades sobre Setembro Amarelo 5° ano: Materiais prontos para ensinar empatia e cuidado emocional
- Atividades sobre Setembro Amarelo para Educação Infantil: Um livro lúdico para cultivar emoções positivas
Como baixar a apostila grátis em PDF
Aproveitar este material é muito fácil! A apostila de atividades sobre o Setembro Amarelo 3° ano está disponível para download gratuito no Blog Ello Educar. Siga os passos:

- Visite a página “ATIVIDADES DO SETEMBRO AMARELO” no blog Ello Educar.
- Encontre o PDF com a capa da apostila.
- Clique no link ou na imagem para abrir o PDF no seu navegador.
- Baixe o arquivo diretamente para seu celular ou computador.
Clique para baixar agora mesmo e transforme suas aulas! Na mesma página, você também encontra outros materiais prontos para baixar e imprimir, como desenhos para colorir e atividades para outras faixas do Ensino Fundamental.
O Blog Ello Educar tem o compromisso de oferecer materiais de qualidade para auxiliar professores na preparação de aulas dinâmicas e significativas. Esperamos que esta apostila de atividades sobre o Setembro Amarelo 3° ano se torne uma ferramenta valiosa em sua prática pedagógica.
Para não perder nenhuma de nossas dicas, atividades e materiais gratuitos, salve o Blog Ello Educar em seus favoritos. Compartilhe suas experiências, tire dúvidas ou deixe sugestões nos comentários, pois sua participação é muito importante para nós. Se este artigo foi útil, compartilhe-o com seus colegas nas redes sociais. Agradecemos por apoiar nosso trabalho, que é feito com carinho para ajudar a sua rotina em sala de aula.