Ei, professor, você sabe como transformar a Semana da Pátria em um momento mágico para as crianças pequenas? As atividades sobre a Semana da Independência do Brasil para Educação infantil ajudam a despertar o interesse pela história do país de um jeito divertido e acessível.
No Blog Ello Educar, a gente preparou uma apostila especial com 32 páginas cheias de exercícios práticos e criativos, pensados especialmente para trabalhar esse tema com os pequenos. Esse material gratuito traz opções lúdicas que envolvem cores, formas e narrativas simples, tudo para tornar o aprendizado inesquecível.
Ao longo deste artigo, eu explico como usar essa apostila na sala de aula e mostro o passo a passo para baixar o PDF em alta qualidade, pronto para imprimir. Vamos tornar essa data uma celebração cheia de aprendizado?
A importância de trabalhar a temática da Semana da Independência na Educação Infantil
Professores introduzem conceitos históricos como a Independência do Brasil para cultivar o senso de identidade e pertencimento desde cedo. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza isso no campo “O eu, o outro e o nós“, onde as crianças exploram relações sociais e culturais. Essa abordagem constrói cidadania ativa, ajudando os pequenos a entenderem o valor da liberdade e da união nacional.
Além disso, a linguagem se adapta à faixa etária da Educação Infantil, com histórias simplificadas e elementos visuais que evitam complexidades. Por exemplo, focamos em símbolos como a bandeira e Dom Pedro para criar conexões emocionais. Assim, as atividades sobre a Semana da Independência do Brasil para Educação infantil não só informam, mas também estimulam a imaginação e o respeito pelo patrimônio cultural. Essa integração natural com brincadeiras diárias reforça habilidades motoras e cognitivas, alinhando-se perfeitamente aos objetivos da BNCC.
Apresentando as atividades da apostila
Nossa apostila aborda o tema de forma leve e lúdica, com exercícios que misturam arte, letras e números para envolver as crianças sem sobrecarregá-las. Cada atividade incentiva a participação ativa, transformando a aprendizagem em diversão. A seguir, detalho cada uma delas.
Ajude a menina a chegar à bandeira com giz de cera verde

- Breve descrição: As crianças usam giz de cera verde para traçar um caminho que leva uma menina até a bandeira do Brasil.
- Campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos.
- Habilidades da BNCC trabalhadas: EI02CG05 (Coordenar movimentos finos para traçar linhas).
Leve Dom Pedro à bandeira cobrindo a linha

- Breve descrição: Os pequenos cobrem uma linha tracejada para guiar Dom Pedro até a bandeira.
- Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas.
- Habilidades da BNCC trabalhadas: EI03TS02 (Explorar diferentes materiais para desenhar).
Cole bolinhas verdes no mapa do Brasil

- Breve descrição: Colam bolinhas de papel verde dentro do contorno do mapa do Brasil.
- Campo de experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
- Habilidades da BNCC trabalhadas: EI02ET01 (Reconhecer formas espaciais simples).
Cole papel ou EVA picado no mapa do Brasil

- Breve descrição: Usam pedaços de papel ou EVA para preencher o mapa do país.
- Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas.
- Habilidades da BNCC trabalhadas: EI03TS03 (Criar composições com materiais variados).
Cole papel colorido na bandeira conforme cores

- Breve descrição: Colam pedacinhos de papel nas cores indicadas na bandeira.
- Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas.
- Habilidades da BNCC trabalhadas: EI02TS01 (Identificar e nomear cores).
Cole EVA ou papel na bandeira com cores certas

- Breve descrição: Preenchem a bandeira com EVA ou papel picado nas cores corretas.
- Campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos.
- Habilidades da BNCC trabalhadas: EI03CG03 (Desenvolver coordenação motora fina).
Circule figuras com cores da bandeira

- Breve descrição: Circular apenas as figuras que têm as cores da bandeira brasileira.
- Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas.
- Habilidades da BNCC trabalhadas: EI02TS02 (Associar cores a objetos do cotidiano).
Pinte a bandeira maior

- Breve descrição: Colorem uma bandeira grande do Brasil.
- Campo de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação.
- Habilidades da BNCC trabalhadas: EI03EF01 (Expressar ideias através de desenhos).
Pinte a bandeira com cores correspondentes

- Breve descrição: Usam as cores certas para pintar a bandeira.
- Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas.
- Habilidades da BNCC trabalhadas: EI02TS03 (Explorar padrões visuais).
Leve Dom Pedro ao Rio Ipiranga

- Breve descrição: Traçam um caminho para levar Dom Pedro ao rio.
- Campo de experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
- Habilidades da BNCC trabalhadas: EI03ET07 (Resolver problemas simples de orientação espacial).
Outra Versão: leve Dom Pedro ao Rio Ipiranga

- Breve descrição: Versão alternativa de traçar o caminho até o rio.
- Campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos.
- Habilidades da BNCC trabalhadas: EI02CG04 (Controlar movimentos em trajetos).
Conheça a letra B de Brasil

- Breve descrição: Passam o dedo na letra B e cobrem o tracejado.
- Campo de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação.
- Habilidades da BNCC trabalhadas: EI03EF09 (Reconhecer letras iniciais de palavras).
Pinte a Letra B no Nome Brasil

- Breve descrição: Pintam a letra B em palavras como BRASIL e círculos.
- Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas.
- Habilidades da BNCC trabalhadas: EI02TS04 (Identificar letras em contextos).
Circule letras que formam Brasil

- Breve descrição: Circulam as letras B, R, A, S, I, L entre outras.
- Campo de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação.
- Habilidades da BNCC trabalhadas: EI03EF03 (Formar palavras com letras dadas).
Pinte vogais e consoantes em Brasil

- Breve descrição: Pintam vogais de verde e consoantes de amarelo, contam.
- Campo de experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
- Habilidades da BNCC trabalhadas: EI02ET03 (Contar elementos em grupos pequenos).
Treine pintando vogais em Brasil

- Breve descrição: Pintam vogais na palavra BRASIL e praticam.
- Campo de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação.
- Habilidades da BNCC trabalhadas: EI03EF05 (Diferenciar vogais e consoantes).
Circule letras de Brasil no alfabeto

- Breve descrição: Encontram e circulam letras de BRASIL no alfabeto.
- Campo de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação.
- Habilidades da BNCC trabalhadas: EI02EF01 (Reconhecer o alfabeto).
Pinte letras da palavra bandeira

- Breve descrição: Colorem as letras que formam BANDEIRA.
- Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas.
- Habilidades da BNCC trabalhadas: EI03TS01 (Explorar escrita de palavras).
Cubra e complete o nome Brasil



- Breve descrição: Cobrem BRASIL e completam letras faltantes.
- Campo de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação.
- Habilidades da BNCC trabalhadas: EI02EF02 (Completar palavras incompletas).
Observe e cubra Independência

- Breve descrição: Cobrem a palavra, identificam primeira e segunda letra, contam letras.
- Campo de experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
- Habilidades da BNCC trabalhadas: EI03ET01 (Analisar estruturas de palavras).
Conte bandeiras e cubra números

- Breve descrição: Contam bandeiras e cobrem números de 1 a 5.
- Campo de experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
- Habilidades da BNCC trabalhadas: EI02ET05 (Associar quantidades a numerais).
Conte e ligue bandeiras ao número

- Breve descrição: Contam bandeiras e ligam ao número correto.
- Campo de experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
- Habilidades da BNCC trabalhadas: EI03ET04 (Comparar quantidades).
Cubra o número 7

- Breve descrição: Tracejam o 7 e escrevem várias vezes.
- Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas.
- Habilidades da BNCC trabalhadas: EI02TS05 (Traçar numerais).
Complete sequência até o 7

- Breve descrição: Preenchem sequência numérica até o dia da Independência.
- Campo de experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
- Habilidades da BNCC trabalhadas: EI03ET05 (Entender sequências numéricas).
Pinte quadrinhos conforme quantidade

- Breve descrição: Pintam quadrinhos brancos de acordo com figuras.
- Campo de experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
- Habilidades da BNCC trabalhadas: EI02ET02 (Quantificar elementos visuais).
Pinte número correto pelas bandeiras

- Breve descrição: Pintam o número que corresponde à quantidade de bandeiras.
- Campo de experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
- Habilidades da BNCC trabalhadas: EI03ET03 (Relacionar números a quantidades).
Pinte formas geométricas na bandeira

- Breve descrição: Colorem formas na bandeira com as cores originais.
- Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas.
- Habilidades da BNCC trabalhadas: EI02TS06 (Identificar formas geométricas).
Pinte, recorte e cole formas para bandeira


- Breve descrição: Pintam formas, recortam e colam para formar a bandeira.
- Campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos.
- Habilidades da BNCC trabalhadas: EI03CG02 (Usar tesoura e cola com segurança).
Sugestões de Atividades Extras para Abordar o Tema
Você complementa a apostila com ideias extras que mantêm o clima leve e lúdico na Educação Infantil. Essas sugestões promovem habilidades sociais, como respeito às regras e cooperação, através de brincadeiras tradicionais.
- Rodas de conversa: Reúna as crianças em círculo para discutir o que significa “independência” com exemplos simples, como escolher brinquedos sozinhas, fomentando o diálogo e a escuta ativa.
- Músicas e histórias: Cante o Hino Nacional em versão infantil ou conte a história de Dom Pedro com ilustrações, ajudando as crianças a memorizarem fatos históricos de forma ritmada.
- Expressão artística: Incentive desenhos livres da bandeira ou confecção de bandeirinhas com materiais reciclados, estimulando a criatividade e o orgulho nacional.
- Vídeos curtos disponíveis no YouTube: Mostre animações educativas sobre a Independência, pausando para perguntas e reforçando conceitos visuais.
- Teatro de fantoches: Crie espetáculos com fantoches representando figuras históricas, incentivando as crianças a participarem e desenvolverem empatia.
- Brincadeiras: Organize jogos como “caça ao tesouro” com símbolos patrióticos, promovendo trabalho em equipe e respeito mútuo durante as regras do jogo.
Você também vai gostar de ver:
Como baixar gratuitamente o material em PDF
Você acessa esse recurso valioso com facilidade. Siga esses passos simples para obter a apostila.
- Acesse a página “ATIVIDADES PARA a SEMANA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL” no blog.
- Localize e selecione o PDF com a capa do “APOSTILA DE ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL“.
- Clique no arquivo; ele abrirá no navegador, e você poderá fazer o download para o seu celular ou computador.
Garanta agora mesmo este recurso incrível e prepare aulas ainda mais memoráveis! Visite essa página para encontrar atividades variadas para trabalhar a Semana da Pátria, como desenhos para colorir, atividades para o ensino Fundamental I e II, passatempos e muito mais, todas prontas para baixar e imprimir gratuitamente.
Conclusão
O Blog Ello Educar se compromete a oferecer materiais de qualidade como essa apostila para ajudar professores a criarem aulas dinâmicas e significativas. Marque nosso blog na barra de favoritos para ficar por dentro das dicas, atividades e recursos gratuitos que publicamos todos os dias. Compartilhe suas experiências, tire dúvidas ou deixe sugestões nos comentários. Espalhe este artigo nas redes sociais e com colegas para inspirar mais educadores. Agradecemos pelo carinho e apoio ao nosso trabalho, que fazemos com dedicação para enriquecer sua prática pedagógica.






