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BNCC para Educação Infantil: como ela transforma a sala de aula

Introdução

Eu ainda sinto aquele friozinho na barriga ao pensar no primeiro dia que entrei numa sala de Educação Infantil. As crianças corriam, riam, algumas até choravam. Eu olhei para aqueles rostinhos e pensei: como faço para ensinar algo a eles? Se você é professor como eu, já passou por isso.

Assim, a gente quer dar o melhor, mas nem sempre sabe por onde começar. Então, deixa eu te contar uma coisa que mudou minha vida na escola: a BNCC para Educação Infanti. Vamos falar sobre ela!

Primeiramente, precisamos saber que a BNCC para Educação Infantil é um mapa que guia a gente, professores, a ensinar crianças de 0 a 5 anos. Ela não cobra lição ou prova. Pelo contrário, foca em brincar, explorar e conviver.

Portanto, se você já se perguntou como organizar suas aulas para os pequenos crescerem felizes e espertos, fica comigo. Neste artigo, vou te explicar tudo de um jeito simples e prático.

O que é a BNCC para Educação Infantil?

Eu vejo a BNCC como um presente para nós, professores. O nome completo é Base Nacional Comum Curricular, mas vamos chamar só de BNCC para facilitar. Dessa forma, ela reúne o que todas as crianças do Brasil têm direito de aprender na Educação Infantil. Não importa se estão na creche ou na pré-escola, na cidade ou no interior. Portanto, todos merecem o mesmo.

BNCC para Educação Infantil é um conjunto de diretrizes criado pelo Ministério da Educação (MEC) para garantir que todas as crianças brasileiras tenham acesso a um ensino de qualidade desde os primeiros anos de vida.

Dessa forma, ela define os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos, organizados em cinco campos de experiência:

  • O eu, o outro e o nós: Desenvolvimento da identidade, interação com o outro e construção de valores.
  • Corpo, gestos e movimentos: Exploração do corpo, brincadeiras e expressões corporais.
  • Traços, sons, cores e formas: Estímulo à criatividade por meio da arte, música e diferentes formas de expressão.
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação: Desenvolvimento da linguagem oral e contato com diferentes formas de comunicação.
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações: Descoberta do mundo ao redor, noções matemáticas básicas e organização do pensamento.

Portanto, esses campos garantem que a educação infantil vá além do ensino tradicional, valorizando a interação, o brincar e o respeito ao tempo de cada criança.

Crianças da Educação Infantil brincando e interagindo umas com as outras.

Por que a BNCC para Educação Infantil faz diferença?

Você já parou para pensar como era antes da BNCC para Educação Infantil ? Eu sim. Lembro que, cada escola fazia o que queria. Algumas crianças aprenderam bastante, outras nem tanto e isso me incomodava. Vejo que, a BNCC veio para trazer justiça, pois ela garante que todos os pequenos tenham as mesmas chances, não importa onde estejam.

Além disso, ela valoriza o que a gente já sabe: a criança aprende brincando. Nada de forçar lição ou sentar quieto o tempo todo. Eu fico aliviada com isso. Afinal, quero ver as crianças sorrindo, não chorando de tédio. A BNCC nos dá liberdade para criar, mas com um norte claro.

Como a BNCC funciona na prática?

Agora vamos ao que interessa. Sabemos que a BNCC organiza tudo em direitos de aprendizagem. Assim, são cinco maneiras de garantir que os pequenos cresçam bem. Vou te contar cada um, com exemplos que você já viu na sua sala.

Direito de Brincar

Brincar é o coração da Educação Infantil e a BNCC diz que toda criança precisa disso. Eu já vi meus alunos empilhando blocos e criando castelos. Eles riam e inventavam histórias. Isso era tão divertido! Desse jeito, eles aprendem a imaginar e a resolver problemas. Na próxima vez que planejar uma aula, pense em brincadeiras, pois elas valem ouro!

Direito de conviver

Os pequenos precisam aprender a viver juntos. A BNCC foca nisso. Lembro que uma vez, dois alunos brigaram por um carrinho. Eu os aexpliquei sobre a importância de dividir e depois eles brincaram felizes. Esse momento ensina respeito. Nós, enquanto professores, guiamos essas convivências. Assim, eles estão crescendo com respeito e empatia com os outros.

Direito de explorar

Crianças são curiosas. A BNCC quer que a gente incentive isso. Eu levei minha turma para o pátio uma vez. Eles mexeram na terra, acharam minhocas e fizeram mil perguntas. Isso é explorar! As pessoas só precisam abrir portas para investigarem o mundo e isso, precisa começar bem cedo na educação infantil.

Direito de expressar

Os pequenos têm muito a dizer. A BNCC nos pede para ouvir. Observo que nas escolas, as professoras costumam fazer uma roda de conversa e cada criança conta o que gosta. Isso é expressão. Dê espaço para eles falarem, cantarem ou desenharem. Você vai se surpreender com o potencial desses pequenos!

Direito de conhecer o corpo

A criança precisa se mexer. A BNCC valoriza isso. assim é bom organizar atividades de movimento corporal como correr ou pular corda. Crianças também adoram atividades de dança e música. Assim, eles aprendem a sentir o corpo. Movimentar é essencial para que eles cresçam fortes.

Crianças da Educação Infantil brincando

Como aplicar a BNCC na Educação Infantil?

O que eu mais gosto na BNCC é que ela não manda as professoras ficarem enchendo os pequenos de lições ou experiências. Pelo contrário, ela dá um caminho para que as atividades sejam mais legais e úteis.

Por exemplo, antes da BNCC, uma escola poderia fazer seu Planejamento apenas em ensinar núcleos e números. Agora, ela precisa pensar em como a criança vai usar isso no dia a dia. Além disso, os professores agora trabalham juntos para planejar tudo. Eles olham a BNCC e pensam: “Como vamos fazer essas crianças crescerem felizes e espertas?”. Dessa forma, isso faz com que a escola fique mais organizada e justa.

Portanto, na hora de fazer o Plano de Aula, temos que levar em consideração todos esses direitos. Pensando nisso, listei abaixo alguns pontos importantes que ajudam bastante na hora de planejar as aulas para os pequenos e coloquei alguns exemplos. Vamos lá!

1. Aprendizagem por meio do brincar

O brincar é a principal forma de aprendizagem das crianças. Atividades lúdicas devem ser a base do planejamento pedagógico, permitindo que os pequenos explorem o mundo ao seu redor de forma espontânea e significativa.

Exemplo prático:

  • Em vez de ensinar números com exercícios escritos, os professores podem propor brincadeiras de contagem usando blocos coloridos, músicas e jogos interativos

2. Respeitar o tempo e o interesse da criança

Cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. Dessa forma, o papel do professor é observar, incentivar e proporcionar experiências enriquecedoras que despertem a curiosidade e o desejo de aprender.

Exemplo prático:

  • Se uma criança demonstra interesse por animais, é possível criar atividades que envolvam histórias, desenhos e imitações de sons de bichos.

3. Estimular a comunicação e a imaginação

A linguagem é essencial para a construção do conhecimento. Para isso, contação de histórias, rodas de conversa e dramatizações são ferramentas poderosas para estimular o pensamento e a criatividade infantil.

Exemplo prático:

  • Após contar uma história, peça para as crianças recontá-la com suas próprias palavras ou criar um final diferente.

4. Exploração do ambiente e experiências sensoriais

A BNCC destaca a importância do contato das crianças com o meio ambiente. Como, por exemplo: explorando diferentes texturas, sons, cheiros e cores. Isso amplia a percepção sensorial e estimula a curiosidade.

Exemplo prático:

  • Criar um “cantinho sensorial” na sala de aula, onde as crianças possam tocar materiais de diferentes texturas, sentir aromas variados e ouvir sons diversos.
Criancas da educação infantil sentadas uma ao lado da outra em cadeiras e brincando seguindo os comandos da professora.

Como usar a BNCC na sala de aula?

Você pode estar pensando: “Tá, mas como aplicar isso?”. Eu também fiz essa pergunta no começo. A BNCC não complica nossa vida. Ela simplifica. Portanto, vou te dar ideias práticas para suas aulas.

Planeje com carinho

Eu olho os direitos da BNCC e penso que os alunos precisam. Por exemplo, se quero que convivam mais, faço meu plano de aula pensando em uma brincadeira em grupo. Se quero que explorem, levo tinta e papel para a sala para eles criarem a vontade. Na hora de planejar, você escolhe o que funciona em sua turma.

Use o que já tem

Não precisa de material caro. Quando atuava na educação infantil, lembro que peguei caixas velhas de perfumes, sapatos, tampas de amaciante e outros garrafas (lavei tudo antes de levar para a sala) e tudo isso virou brinquedos. Outro dia, usei pedrinhas coloridas para contar histórias. A BNCC valoriza o simples. O que importa é a experiência que a gente cria.

Observe os pequenos

Cada criança é única. A BNCC me ensinou um olhar para eles. Uma aluna minha era tímida. Então, eu a chamei para pintar comigo, e ela se abriu. Comecei aos poucos, porque é necessário cautela, a integrar mais ela nas brincadeiras e fazer com que ela se expressasse mais. É importante respeitar o tempo e o jeito de cada criança, mas não devemos deixar de incentivar, de motivar e fazer com que ela socialize. Ou seja, a gente ajusta as atividades para cada um brilhar.

Desafios e benefícios da BNCC para Educação Infantil

A implementação da BNCC traz desafios, como a necessidade de formação continuada dos professores e a adaptação das escolas para promover um ensino mais dinâmico e significativo. No entanto, os benefícios são inúmeros.

Eu fico animada só de pensar no quanto a BNCC pode fazer pelas crianças. Ela não é apenas um papel cheio de regras.Ela é uma chance de elas crescerem mais qualificadas. Quando elas brincam e exploram com a BNCC, ganham confiança, aprendem a resolver problemas e ficam prontas para o que vem depois, como o Ensino Fundamental.

Nesse sentido, a BNCC para Educação Infantil é como uma mão amiga que guia as crianças nos primeiros anos de vida. Elém disso, ela não é algo distante ou complicado – é sobre dar a elas o direito de brincar, aprender e crescer do jeito delas. Eu acredito que, com ela, a escola fica mais divertida e justa, e os pequenos saem ganhando.

Conclusão

Vimos que, a BNCC para Educação Infantil veio para garantir uma educação mais justa e de qualidade para todas as crianças. Nesse sentido, seu foco na aprendizagem por meio do brincar e na valorização das experiências infantis permite um desenvolvimento mais completo e significativo.

Portanto, se você é professor, busque maneiras de tornar seu planejamento mais alinhado com a BNCC. Se você é pai ou mãe, saiba que uma escola que segue essas diretrizes oferece um ambiente mais acolhedor e estimulante para seu filho. A primeira infância é uma fase única e especial. Vamos garantir que cada criança tenha a melhor experiência possível nesse início de jornada!

Dessa forma, nós professores, temos um poder importantíssimo. Além disso, a BNCC nos ajuda a usar esse poder para transformar. Então, pegue seu caderno, pense na sua turma e bora fazer a diferença. Eu sei que você consegue!


Referências Bibliográficas

  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular . Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br . Acesso em: 05 mar. 2025.
  • NUNES, Maria Lúcia. A Educação Infantil na BNCC: Reflexões para Professores . Revista Educação Pública, 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cederj.edu.br . Acesso em: 05 mar. 2025.

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