Ensinar a história da Independência do Brasil pode ser um desafio estimulante. Como transformar um evento do passado em uma aula dinâmica e relevante para alunos do 6° e 7° ano? A chave está em ir além da memorização de datas e nomes, incentivando a reflexão e a análise crítica. Para auxiliar nessa missão, preparei um material completo, com atividades da Independência do Brasil 6° e 7° ano prontas para imprimir e aplicar em sala de aula.
O arquivo em PDF, que você pode baixar gratuitamente, inclui gabarito para orientar a correção, facilitando seu trabalho e permitindo que você se concentre no que realmente importa: a interação com os estudantes. Continue a leitura para saber mais sobre o conteúdo e como acessá-lo.
Atividades prontas: desconstruindo a narrativa do “Grito do Ipiranga”
As atividades que preparei são ideais para alunos do Ensino Fundamental II, pois incentivam a interpretação de texto e a análise crítica de documentos históricos, como cartas e jornais da época. Elas partem da desconstrução da imagem popular da Independência, aquela retratada no famoso quadro de Pedro Américo.


O material mostra que a data de 7 de setembro não foi imediatamente reconhecida como o marco da nação, e o próprio Dom Pedro I não a mencionou em suas cartas logo após o evento. Além disso, o texto aborda o motivo pelo qual o 7 de setembro acabou sendo escolhido como a data oficial: uma estratégia de Dom Pedro I para fortalecer sua imagem e combater críticas internas e a oposição.
Plano de aula alinhado à BNCC: Independência e crítica histórica
Para que você possa aplicar o material de forma eficiente, preparei um plano de aula completo, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
- Tema: A Proclamação da Independência do Brasil: Mitos e Realidades.
- Componente Curricular: História.
- Habilidades BNCC: EF06HI11 – Identificar e analisar diferentes formas de registro das independências na América Latina, EF07HI07 – Identificar e descrever os processos de independência e suas múltiplas abordações.
- Objetivos: Analisar criticamente as representações históricas da Independência; Compreender os múltiplos significados e as diferentes datas propostas para o evento; Reconhecer a Independência como um processo complexo, com conflitos internos e políticos.
- Conteúdo: A imagem da Independência no quadro de Pedro Américo; Outras datas concorrentes (19 de agosto, 12 de outubro, 9 de janeiro, 1º de dezembro); A função da data de 7 de setembro como estratégia política de Dom Pedro I; A análise de fontes históricas como cartas e jornais da época.
- Metodologia: Inicie a aula com uma discussão sobre o quadro de Pedro Américo e o que os alunos já sabem sobre o 7 de setembro. Apresente o texto e as questões de interpretação e discussão. Para complementar, exiba a imagem da coroação de Dom Pedro I, de Debret, e discuta as diferenças de representação e as intenções dos artistas.
- Tempo: 2 aulas de 50 minutos cada.
- Recursos: Texto e atividades em PDF, quadro de Pedro Américo, imagem da coroação de D. Pedro I de Debret, e mapa do Brasil mostrando a adesão das províncias após a independência.
- Avaliação: A avaliação será contínua, observando a participação dos alunos nas discussões e a qualidade das respostas às questões.
Estratégias para aprimorar as atividades da Independência do Brasil para o 6° e 7° ano
Para que a aula seja ainda mais envolvente, considere estas dicas extras:
- Debate em sala de aula: Após a resolução das atividades, organize um debate sobre a frase “Independência ou morte!”. Peça aos alunos que expressem suas opiniões sobre o que a frase representava naquele momento e o que ela significa hoje, considerando as informações do texto.
- Análise de fontes visuais: Compare o quadro de Pedro Américo com a pintura de Jean-Baptiste Debret sobre a coroação de Dom Pedro I. Peça aos alunos que identifiquem os elementos visuais que reforçam o poder e a grandiosidade da monarquia, como a coroa, as vestimentas e o cenário.
- Expansão do tema: Utilize a atividade para introduzir o tema das guerras de independência, mostrando que o 7 de setembro foi apenas um marco inicial e que a consolidação da nação exigiu conflitos em várias províncias.
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